O advogado Vinícius Nóbrega concedeu entrevista à Revista Encontro, do Correio Braziliense, em matéria que versa sobre a crise que sofre o mercado imobiliário e a sua repercussão nos Tribunais.

A revista explana que, segundo o advogado especialista em direito imobiliário Vinícius Nóbrega, um dos fatores que justificam a queda dos preços é o aumento no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), alíquotas que incidem sobre imóveis comprados na planta. “Com esse aumento, o financiado sofre maior acréscimo que o salário do consumidor, e isso é um elemento importante a ser considerado na tomada de decisão pela compra do imóvel. Todas essas circunstâncias não afetam somente a compra e venda de unidades novas, mas principalmente as obras que estão em curso. Assim, observamos que as ações contra construtoras têm tomado a pauta dos julgamentos nos tribunais”, revela.

Segundo a reportagem, Vinícius Nóbrega enfatiza que o atraso nas obras somado às complicações financeiras encorajaram muitos consumidores a desfazer negócios. Na avaliação do advogado, o Judiciário tem adotado um posicionamento no sentido de equilibrar a relação contratual, protegendo o consumidor. Relatório divulgado pela agência Fitch mostra que, nos primeiros nove meses de 2015, 41% das unidades vendidas em lançamentos no Brasil foram devolvidas.

A matéria completa pode ser lida no link a seguir: http://sites.correioweb.com.br/app/noticia/encontro/revista/2016/04/04/interna_revista,2822/hora-certa-para-comprar-e-alugar.shtml